Nawa Yaoi - Bêbado de Cordas, 2019
Exposição Coletiva
Coletivo Shibaria
Curadoria Alexandre Felix
Nawa Yoi – O bêbado de cordas, primeira mostra individual do Coletivo Shibari, com curadoria de Alexandre Felix, a partir do dia 14 de março de 2020. A exposição será composta por desenhos, fotografias, objetos e espaço sensorial.
Shibari, uma prática japonesa de amarras surgida no fim do século XX, que se destaca não apenas por ser uma técnica de restrição de movimentos por parte de um indivíduo sobre outro, mas também pela relação de comunicação e de emoções que fluem, por meio das cordas, entre a pessoa que está amarrando e a que está sendo amarrada.
Como consequência do processo de amarrar, o corpo apresenta reações neurológicas em ambas as partes. O cérebro produz endorfinas, dopamina, adrenalina e outros neurotransmissores relacionados a prazer, felicidade e bem-estar. A contenção das cordas costuma induzir ainda um sentimento caloroso de proteção, como num abraço. Ao fim de uma sessão, é comum que as pessoas envolvidas descrevam um estado semelhante ao de estarem bêbadas, de onde surge o termo Nawa Yoi – bêbado de cordas.
Coletivo Shibari é uma comunidade formada por diversas pessoas, com diferentes idades, profissões e pensamentos que têm o shibari como amor comum. Apoiam, ensinam, aprendem e trocam sobre suas técnicas com outros praticantes; abrem espaço para todos que queiram organizar eventos, práticas e encontros; debatem ideias e as colocam em prática, incluindo todos aqueles que desejam conhecer o shibari. Já participou da exposição coletiva PACTO, n’A Pilastra, em 2019, e desenvolve um grupo de estudos que já acumula mais 50 encontros e uma comunidade de desenvolvimento com mais de 100 pessoas atingidas.
Galeria A Pilastra
Brasília - DF
15/03/2022 - 26/03/2022